Horizontes

As urgências nas próximas semanas

1) Cada um deve considerar que :

- É importante e urgente que as pessoas e grupos façam suas incrições em nosso site. Lembramos que o  Congresso está aberto a todos, mesmo para quem não é delegado oficial.

- É bom ter um contato direto com o coordenador nacional, para que ele possa melhor conhecê-los e ajudá-los, eventualmente, a promover trabalhos de preparação para o evento em seus grupos, paróquias ou associações.

- Uma ajuda valiosa é aquela de continuar orando pelo evento e para que aprendamos a nos deixar guiar pelo Senhor na Igreja em seus desígnos de Misericórdia.

2) Aos Coordenadores nacionais :

- Estes devem constituir um Comitê Nacional de preparação para o Congresso : são encarregados  de incentivar a participação no Congresso ; de garantir a universalidade da iniciativa (os delegados devem ser de diferentes expressões eclesiais : serviços de catequese, pastorais sociais, pastoral da juventude, grupos que se ocupam com a da questão dos migrantes e todos os que desejam promover a participação de pessoas já empenhadas em divulgar a espiritualidade da Misericórdia e do Amor Misericordioso) ; os coordenadores são encarregados igualmente de difundir o convite pelos meios de comunicação ; de encontrar modos de patrocinar as pessoas com dificuldades econômicas ; de ajudar as pessoas que não utilizam Internet a se inscreverem ; de apresentar planos e propostas para as viagens ; de facilitar a preparação em grupos, servindo-se por exemplo de módulos bíblicos - muito universais - ; de alimentar a página da "Voz dos continentes" do nosso site no que se refira ao seu país (informações sobre acontecimentos recentes ; próximos encontros de preparação ; lista de Paróquias, Movimentos, Congregações e Institutos especialmente empenhados na vivência e no testemunho de experiências da Misericórdia).

- Muitos Coordenadores nacionais foram nomeados pela Conferência Episcopal do seu território. Nestes casos busquem o modo pelo qual os Bispos de seu país convidem diretamente os seus fiéis ao Congresso e nomeiem pessoalmente delegados oficiais para Roma.

- Se você não é um coordenador oficial, comunique-se com seu coordenador continental ou nacional. Eles te ajudaram a criar um Comité de Coordenação local, em comunhão com um bispo ou sacerdote.

- Os Coordenadores nacionais estão encarregados de reunir os delegados ou coordenadores locais em uma pré-assembléia de preparação antes de partirem para Roma.

3) Aos Coordenadores continentais :

- Estes Coordenadores devem proceder de modo que todas as Conferências Episcopais conheçam o Congresso e nomeiem um responsável nacional.

- Cuidam para fazer chegar o convite à todas as associações ou instituições cristãs do seu país.

- Estão ao serviço dos Coordenadores nacionais, para  facilitar uma boa preparação a nível continental.

- Reunem os delegados nacionais, também tendo em vista o Congresso Continental de 2009. Onde, quando… ?

- Preparam as tardes de evangelização em Roma, por continentes, em estreita colaboração com os coordenadores romanos, seja para a missão, seja para o festival (grupos missionários para evangelização, cantos, testemunhos, ateliers, adoração…)