CRISTOTECA. A Balada Santa

A Cristoteca é um espaço para os jovens que surgiu no ano de 2003 e acontece desde então todas as sextas-feiras à noite na cidade de São Paulo, ela foi idealizada pelo Pe. João Henrique após uma experiência que viveu na Italia.

O Padre João Henrique é um dos responsáveis pela Comunidade Aliança de Misericórdia, organizadora da Cristoteca, e ao participar de um encontro neste ano na Itália presenciou uma situação onde uma mulher quase analfabeta e que aparentemente estava no repouso do Espírito, começou a falar com uma voz muito estranha e grave, parecida com voz de homem, em várias línguas : inglês, alemão, latim… estava no intervalo e os outros Padres já haviam saído do local, então o Pe João Henrique começou a orar para a libertação dela. Os gritos eram fortes e tão altos que as pessoas voltaram pra sala e também se colocaram ao redor daquela mulher para orarem. Ela, desafiando aos padres, disse : "Vocês padres estão indo atrás daquele ali (referindo-se a Jesus Cristo), venham atrás de mim, porque a maioria das pessoas me segue. Todos os jovens vêm até mim através das discotecas (casas noturnas do circuito comercial)”.

Isso claramente era uma mentira, pois nem todos os jovens que vão pra balada se perdem, porém pela experiência de mais de 20 anos acompanhando a juventude. De fato muitas vezes os primeiros contatos que os jovens têm com drogas, álcool e prostituição acontecem nessas discotecas. Mas naquele instante em que oravam, o Padre sentiu no coração que é por falta de uma opção melhor que muitos jovens freqüentam esses lugares e trilham caminhos que os levam à morte.

Foi neste momento que nasceu um grande desafio : criar um espaço alternativo, onde os jovens pudessem se encontrar com a vida, ter uma diversão saudável, bonita e uma alegria verdadeira e santa, uma alegria cristã.

E, seguindo esse chamado de Deus, colocamos a mão na massa e lançamos o projeto Cristoteca, uma loucura santa. A proposta foi a de pegar a idéia das baladas do mundo, e que inicialmente parecem legais, pois estão sempre lotadas, e sermos mais espertos que o mal, oferecendo um ambiente que é uma verdadeira danceteria, mas ali quem reina é Jesus. Então lá não são permitidas bebidas alcoólicas, cigarros e nenhum outro tipo de drogas lícitas ou ilícitas, muito menos a promiscuidade, levantando a bandeira do namoro com seriedade e santidade.

Resumindo, o nosso objetivo é atrair o jovem com aquilo que o seduz no mundo - balada, danceteria, raves - e usar desse meio de entretenimento para levá-lo a conhecer Jesus, que é o único que pode nos dar vida em abundância !!!

A Cristoteca vem surpreendendo a muitos pois mostra uma beleza que ainda não conhecem, a beleza de que pela arte da dança, do teatro e da música podemos levar muitas pessoas a Deus, para uma experiência viva com o Deus vivo !!

 Hoje os Artistas da Misericórdia (DJ’s, dançarinos, atores, etc) são convidados para auxiliar “baladas católicas” por todo o Brasil e muitas, graças a Deus, já acontecem frequentemente, assim como a Cristoteca, e vem resgatando muitos jovens que saem do mundo das drogas e da promiscuidade para voltar ao seu Pai Criador, como ovelhas desgarradas que voltam ao seu pastor !

 

http://www.cristoteca.com.br/

http://www.misericordia.com.br/

 

Texto : Depto de Comunicação - Aliança de Misericórdia

Contate-nos : comunicacao chez misericordia.com.br